terça-feira, 1 de março de 2016

Livros do mês de março


Livro recomendado para o 2º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada.

Conto estrelas em ti
dezassete vozes,
dezassete modos
de escrever poesia
para crianças e jovens.


José António Gomes

João Pedro Mésseder (nome literário de José António Gomes, Professor Coordenador da Escola Superior de Educação do Porto) é autor de cerca de três dezenas de volumes de literatura para a infância e de vários títulos de poesia e textos afins, alguns deles traduzidos para o galego e o espanhol. Doutorado em Literatura Portuguesa pela Univ. Nova de Lisboa, tem organizado antologias, designadamente para crianças e jovens, e assinado com o seu nome próprio livros e ensaios críticos sobre literatura infanto-juvenil e literatura portuguesa, além de dirigir a revista Malasartes - Cadernos de Literatura para a Infância e a Juventude. Coordena a coleção Oficina dos Sonhos da Porto Editora.


Teresa é jovem, tem uma carreira absorvente como engenheira civil, um namorado e uma amizade de muitos anos. Um dia, o chão que tão bem conhecia, começa a ceder e ela é confrontada com os seus medos. 
O mundo de certezas e falsas seguranças em que Teresa se fechara ao longo da sua vida é abalado por um encontro inesperado com um desconhecido. Desse contacto nasce uma amizade que a ajudará a reconstruir o seu próprio caminho, e a vontade de ser feliz volta a ser um desafio. 
Uma Pedra Sobre o Rio é um romance sobre as nossas dúvidas e escolhas, que nos diz que o amor e a vontade de mudar podem ser a melhor opção… Se tivermos coragem para isso.

Margarida Fonseca Santos nasceu em Lisboa, a 29 de Novembro de 1960. Tirou o Curso Superior de Piano no Conservatório Nacional, tendo como objectivo ser professora de Formação Musical no ensino vocacional. Deu aulas em várias escolas, nomeadamente na Escola Superior de Música de Lisboa entre 1990 e 2005.
Começou a escrever em 1993 e neste momento dedica-se a tempo inteiro à escrita. Tem vários livros publicados, na sua grande maioria para crianças e jovens, e escreve com regularidade para teatro.
Orienta ateliers de escrita com crianças, adultos e professores (Escrita Criativa, Escrever teatro para Crianças e Jovens, e Escrever para Crianças e Jovens). Publicou, em co-autoria com Elsa Serra, o manual de Escrita Criativa Quero ser escritor!
É membro fundador do Clic – Clube de Literatura, Ilustração e Cª . É responsável pela rubrica histórias em 77 palavras na revista Pais & Filhos, com ilustrações de Francisca Torres.
Foi responsável pela coluna Crescer a ler do Suplemento de Educação do Jornal de Letras, e pelo apontamento “Bicho-de-conta” (contos para crianças) na Antena 1, Programa “À volta dos dias”.
Ganhou vários prémios de onde se destacam Prémio Revelação Ficção APE/IPLB e Prémio Nacional do Conto Manuel da Fonseca (1996).

Sem comentários:

Enviar um comentário