quarta-feira, 10 de maio de 2017

Livros do mês de maio


A nova geração de pais, mais preocupada com a carreira, passa cada vez menos tempo com os filhos. Para os compensar pelas horas que não estão com eles, mimam-nos de mais. Podem estar cheios de boas intenções, mas não estão a fazer o que é mais correcto. Esta atitude leva os filhos a tornarem-se egoístas e fracos, a esperar dos outros uma atenção contínua e a não saber aceitar a frustração de um desejo, levando-os a reagir de forma impaciente e agressiva. A Dra. Diane Ehrensaft ensina métodos para ajudar os pais a corrigirem o rumo que estão a dar à educação.


Diane Ehrensaft é uma reconhecida psicóloga clínica na cidade de São Francisco, actividade que concilia com a carreira de professora de psicologia no prestigiado The Wright Institute, em Berkeley, onde lecciona desde 1981. Mãe de dois filhos Diane Ehrensaft também dá consultas de psicoterapia a famílias, sendo especializada em terapia pós- divórcio. 
É conhecida internacionalmente como autora de vários artigos e do livro Parenting Together:  Men and Women Sharing the care of their Children.



Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o 4º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma.

«Os catorze contos reunidos neste livro provêm da tradição oral portuguesa, muito embora, em outras versões, alguns possam pertencer também à literatura popular de outros países e culturas, como é comum acontecer.
Na seleção dos textos, procurei contemplar diferentes tipos de narrativas, nomeadamente os contos de encantamento, as histórias de animais, as lendas e as facécias. Sendo esta última uma categoria em que a nossa tradição oral é, a meu ver, particularmente rica, optei por lhe dar algum relevo, na convicção também de que o carácter jocoso e burlesco de tais contos poderia conferir à coletânea uma tonalidade mais humorística do que é habitual em obras deste tipo. [...]»
José António Gomes
João Pedro Mésseder (nome literário de José António Gomes, Professor Coordenador da Escola Superior de Educação do Porto) é autor de cerca de três dezenas de volumes de literatura para a infância e de vários títulos de poesia e textos afins, alguns deles traduzidos para o galego e o espanhol. Doutorado em Literatura Portuguesa pela Univ. Nova de Lisboa, tem organizado antologias, designadamente para crianças e jovens, e assinado com o seu nome próprio livros e ensaios críticos sobre literatura infanto-juvenil e literatura portuguesa, além de dirigir a revista Malasartes - Cadernos de Literatura para a Infância e a Juventude. Coordena a coleção Oficina dos Sonhos da Porto Editora.

Sem comentários:

Enviar um comentário