quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Livros do mês de outubro


Viagens na Minha Terra,  de Almeida Garrett, junta vários estilos literários no relato de uma viagem de Lisboa a Santarém. Muito mais do que uma crónica de viagem, é sobretudo uma reflexão sobre Portugal do século XIX e um marco na literatura portuguesa. Publicada em 1846, a obra aborda a jornada a Santarém em diferentes planos, e, por isso, Garrett chamou-lhe  “Viagens” e não “Viagem”. Para além do percurso físico, narra a história de quatro personagens que retratam o próprio país dividido por uma guerra civil. 
Almeida Garrett (1799-1854) foi um poeta, prosador e dramaturgo português. Teve um papel importante como introdutor das ideias do Romantismo em Portugal. Passou a adolescência na ilha Terceira. Desde cedo manifestou inclinação pela literatura e pela política. Em 1823, Almeida Garrett segue para o exílio, em Inglaterra, devido à sua participação na Revolução Liberal do Porto. Em 1824, parte para a França e, influenciado por Shakespeare, começa a escrever poemas dentro do novo estilo. Em Paris, publica o poema “Camões” (1825), marco inicial do Romantismo português. Almeida Garrett viveu intensamente a vida política, sendo eleito deputado em 1845. 

Este livro é uma coletânea de contos fantásticos, escritos para os netos da autora, e ”para todos os que queiram ouvir a lenda da Verdade – tudo o que não se vê e paira entre a Terra e o Céu.” Encontram A história da Lua, Os dois cabritinhos, O rouxinol e a borboleta, Primeira manhã, Segunda manhã, Terceira manhã, A história do Fiel, Quarta manhã, Quinta manhã, Sexta manhã, e A manhã do sétimo dia.
Maria Henriques Osswald nasceu no Porto, em 1893, e faleceu, na mesma cidade, em 1988.Foi escritora e tradutora portuguesa. Em 1971, recebeu o prémio Federal Service Cross, único prémio de mérito geral da República Federal da Alemanha.

Sem comentários:

Enviar um comentário