sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Livros do mês de novembro


Heed, Christine, May, Junior, todas mulheres obcecadas pela presença de Bill Cosey, o famoso proprietário do Cosey’s Hotel and Resort. Objecto de desejo e inspiração como marido, amante, protector e amigo, continua a dominar a vida destas quatro mulheres passados anos da sua morte. E quem é L? A misteriosa, insondável L que o vê como o homem que foi? L que sabe que, no vazio deixado nas suas histórias, existe um homem complicado e fascinante que esconde um segredo que poderia ter mudado as suas vidas para sempre. Uma poderosa e intensa análise sobre a natureza do amor – o desejo voraz, a posse sublime, a angústia que nos desperta –, que nos traz um universo de personagens de uma enorme força, personagens poderosas e provocadoras, quer no seu ódio quer no seu amor, que nos comovem e enfurecem, e mostra como o passado, mesmo depois de desaparecido, continua vivo.

Toni Morrison nasceu em 1931, em Lorain, Ohio. Ao longo da sua carreira, alternou o seu trabalho de docente na Universidade de Princeton com a atividade literária. Os seus romances abordam a problemática da população negra nos Estados Unidos da América, em particular a situação das mulheres. É autora, entre muitas outras obras, de A Dádiva, A Nossa Casa É Onde Está o Coração e Deus Ajude a Criança, publicadas em Portugal pela Editorial Presença. Foi galardoada com diversos prémios literários, dos quais se destacam o Pulitzer e o Nobel da Literatura. Foi também agraciada pelo Presidente Barack Obama com a Medalha Presidencial da Liberdade, a maior condecoração civil dos Estados Unidos da América.


Neste romance, que aborda temas extremamente atuais — falta de comunicação na família, solidão, violência, droga, anorexia, gravidez indesejada —, a Esperança tem um papel muito importante.
"Em Fala-me de Amor, Graça Gonçalves penetra no mais profundo das preocupações dos jovens de hoje, chamando a capítulo a família e a comunidade e trazendo-os todos, uma vez mais, ao desafio dos afectos e à imensa energia transformadora de que é capaz o amor." - Excerto do Prefácio pelo Dr. Álvaro Laborinho Lúcio. 
Este romance percorre os mesmos temas que o Jogo de Afetos — Flor da Idade.


Escritora e médica, a sua escrita é centrada nos afectos e problemáticas juvenis, tendo o cuidado de abordar questões sérias numa escrita clara e sempre repleta de esperança.
Os seus livros foram já publicados pelas editoras Bertrand, Caminho, Ambar e pela Gostar Editora, esta última fundada em 1995 pela própria autora.
Os seus livros e Jogos de Afectos estão recomendados por várias entidades tais como o Ministério da Educação, o Plano Nacional de Leitura, o Projeto Vida, o Serviço de Educação da Fundação Calouste Gulbenkian, a Comissão de Luta Contra a Sida, a Coordenação Nacional para os Assuntos da Família, entre outras.



Sem comentários:

Enviar um comentário