sexta-feira, 10 de maio de 2019

Livros do mês de maio


Regresso a Casa é o título deste romance dividido em três momentos distintos, nos quais as sensações e sentimentos falam mais alto que a razão.
Regresso a Casa expõe as circunstâncias e as linhas motivadoras de sensações que marcaram a presença da autora em três ocasiões distintas. Inicia-se o romance com um primeiro momento, o encontro de Rimini, datado de há mais de um ano atrás. ‘Desconhecido e Mistério’ foi o tema sobre o qual Susanna Tamaro versou, e que a levou a inseri-lo também neste livro.
A Basílica Romana de S. Giovanni in Laterano recebeu a escritora e ouviu-a discursar sobre a ‘Justiça e o Perdão’. Este é outro dos momentos que poderemos encontrar ao desfolhar Regresso a Casa. O último acontecimento é marcado pelo colóquio entre Tamaro e Giuseppe Romano, mais concretamente um género de entrevista, no qual o leitor pode ficar a saber um pouco mais sobre a vida e personalidade desta escritora italiana.
Regresso a Casa demonstra várias ideias, pensamentos, reflexões, curiosidades sobre a escritora, estados de espírito, passado e presente. Numa escrita versátil, mas delicada, como a autora já nos tem vindo a habituar, conheça mais uma obra sua. Regresso a Casa, de Susanna Tamaro, editado pela Editorial Presença.


Susanna Tamaro nasceu em Trieste em 1957, formou-se no Centro Experimental de Cinematografia e, realizou documentários científicos para televisão. Como autora, estreou-se, em 1989, com o romance Com a Cabeça nas Nuvens. Em 1994, com Vai Aonde Te Leva O Coração, tornou-se uma autora bestseller escala à mundial. Entre as suas obras, destacam-se A Alma do Mundo, Escuta a Minha Voz, Para Sempre e Sou Um Clandestino. É também autora de livros para jovens, como O Tigre e o Acrobata, O Cavaleiro Lua Cheia, Um Lugar Mágico e Tobias e o Anjo. No conjunto, os seus livros já venderam milhões de exemplares, tendo sido traduzidos em muitos países. Susana Tamaro instituiu, no ano 2000, a Fundação Tamaro, que contribui para o desenvolvimento de projetos de apoio aos mais desfavorecidos.


Livro recomendado para o 3º ciclo, destinado a leitura autónoma.

«Pode ser que a mãe tenha pedido a esse pássaro para ir ter contigo à tua sala, para te fazer companhia...
A ideia era boa demais, mas tão apetecível que não resisti a perguntar:
- Achas que a Mãe, agora, pode falar com os pássaros, Clara?...
- Porque é que não há-de poder? Ela não está no Céu? Os pássaros não andam por lá também? Então?!
Os olhos encheram-se-me de lágrimas da mais pura alegria.»
Da cumplicidade entre duas irmãs e da sua capacidade para enfrentar a mais difícil situação das suas vidas se faz este livro escrito com a mestria e a sensbilidade a que nos habituou Maria Teresa Maia Gonzalez.


Maria Teresa Maia Gonzalez nasceu em Coimbra, em 1958. É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas – Variante de Estudos Franceses e Ingleses – pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa. 

Foi professora de Português, Inglês e Francês, no ensino particular e público, entre 1982 e 1997, em Alverca do Ribatejo, Manique e Lisboa.

Muito cedo sentiu despertar o gosto pelas histórias ouvidas e lidas em família. Com cerca de 9 anos de idade começou a sentir o gosto pela escrita, escrevendo poemas e histórias com regularidade. Iniciou a sua carreira na escrita em 1989, quando ainda era professora.

Da sua obra constam sobretudo romances juvenis, sendo também da sua autoria histórias infantis, fábulas, poesia, contos, crónicas, ficção para adultos e uma coleção juvenil de peças de teatro. 

São temáticas recorrentes nos seus livros os direitos das crianças e dos adolescentes, a espiritualidade e os problemas da adolescência, nomeadamente, a solidão, as perdas, a depressão, os conflitos familiares, as dependências químicas, a violência em meio escolar, a violência doméstica, a sexualidade e a afetividade. Vê o livro destinado aos mais novos como veículo promotor dos valores humanos, sobretudo o respeito pelo indivíduo e pela Natureza, a paz, a saúde, a harmoniosa convivência entre gerações e culturas diversas, e a espiritualidade.

De 2014 a 2016 foi colaboradora mensal da Rádio Renascença, com crónicas sobre literatura e espiritualidade, no Programa «Princípio e Fim».

Muitos excertos dos livros da autora constam de manuais escolares para os vários níveis de ensino, sobretudo dos 2º e 3º Ciclos.

Desde 1990 até à presente data, visita regularmente bibliotecas, bem como escolas públicas e privadas, onde as suas obras são usadas com objetivos pedagógicos, nos vários níveis de ensino. Estes encontros têm-se revelado muito frutuosos, sobretudo no que se refere à promoção da leitura e constituem grande fonte de inspiração para a autora.

Foi a autora portuguesa nomeada para o PRÉMIO ALMA 2016, 2017, 2018 e 2019 (estas duas últimas nomeações foram feitas pelo próprio Júri Internacional do Prémio Alma).

Foi a autora portuguesa nomeada para o Prémio Ibero-Americano de Literatura Infantojuvenil, em 2017.

Várias dezenas de títulos desta autora constam do PLANO NACIONAL DE LEITURA.


Sem comentários:

Enviar um comentário