domingo, 22 de abril de 2012

Filme do mês de abril: A luta pela liberdade

O filme A luta pela liberdade (Goodbye Bafana) conta a relação que se estabeleceu entre James Gregory, um guarda prisional racista, e Nelson Mandela, durante o período em que esteve encarcerado.
Gregory era jovem e estava empenhado em manter o apartheid, que, segundo o Governo do seu país, era essencial para proteger os brancos sul-africanos. Tendo, na sua infância, aprendido a língua xhosa, que era o idioma nativo de Mandela, foi destacado pelos serviços secretos do seu Governo para ser guarda na prisão em que se encontrava o grande líder do movimento negro de libertação. A sua função era, assim, mais de espião do que de guarda. Os prisioneiros, incluindo Mandela, falavam abertamente à sua frente, pensando que não eram entendidos, e assim revelavam as suas opiniões, estratégias de luta, esconderijos, etc. Depois, Gregory passava esta informação aos seus superiores, que assim aumentavam a eficácia da luta contra o movimento antiapartheid.
Este trabalho de espionagem permitiu a Gregory conhecer Mandela, o seu espírito bom e fraterno, universal e sem raças. Aos poucos, este guarda prisional, em vez de cumprir a sua função profissional, tornou-se amigo de Mandela, seu cúmplice na luta pela justiça.

Sem comentários:

Enviar um comentário