terça-feira, 11 de março de 2014

Filme do mês de março

O drama relata a vida de um professor de poesia que quebra os protocolos académicos para ensinar literatura de uma nova maneira.
O professor Keating inspira os seus alunos a acreditarem nos seus sonhos e paixões para que a vida não seja tão modesta e sem graça. Keating propõe aos seus alunos o desenvolvimento do dom do questionamento, do protesto e da oposição para se tornarem livres pensadores.
O roteiro do filme é reforçado com citações da literatura inglesa, com menção aos escritores Henry David Thoreau, Walt Whitman e Byron. O filme também tem como base a expressão latina “Carpe diem”, que significa “aproveite o dia”, o que incentivava os jovens a gozar a vida, o dia, pois tudo na vida é breve.
Um dos personagens, Neil Perry, suicida-se por não poder realizar o sonho de ser ator e de escrever num jornal, desejos proibidos pelo seu próprio pai.
O professor Keating é interpretado pelo grande ator Robin Williams, um ex-aluno que se torna em novo professor da instituição, ao incentivar um novo modo de enxergar e interpretar a vida, entrando em conflito com as regras pedagógicas da escola que não aceita a visão de uma educação além da própria escola.

A história valoriza o valor dos sentimentos reais, do desejo que deve derigir a própria vida e que há sempre tempo para mudanças, sendo necessário encorajar as pessoas a mudarem para melhor.


Sem comentários:

Enviar um comentário